sábado, 10 de outubro de 2009

Apontamentos Geo-Históricos de Caruaru



APONTAMENTOS GEO-HISTÓRICOS DE CARUARU


Por: Moisés Feitosa Bonifácio



Gestor Escolar










LOCALIZAÇÃO E LIMITES:




O Município de Caruaru está localizado na Região Agreste de Pernambuco, no Vale do Ipojuca. Com uma área territorial de 928 km², limita-se ao Norte com Toritama, Vertentes e Frei Miguelinho; ao Sul, com Altinho, Agrestina e Bezerros; ao Oeste, com São Caetano e Brejo da Madre de Deus e ao Leste, com Bezerros e Riacho das Almas.







FORMAÇÃO GEOLÓGICA:




A geologia do município de Caruaru é constiutída por rochas ígneas (com predominância das intrusivas), formadas no período pré-cambriano e rochas metamórficas. Nas várzeas do Rio Ipojuca e de alguns ricahos ocorrem depósitos argilíticos, bem como nas encostas da Serra dos Cavalos.



Nas fazendas Brejo Velho e Caruaru II encontram-se garimpos de caulim. Nas fazendas Boa Esperança, Santo António, Lages e Queimadaso fedelspato é explorado.





TOPOLOGIA:





Caruaru expandiu-se às margens do Rio Ipojuca e ao pé do Morro do Bom Jesus (aprox. 300m acima do nível da cidade), localizado num terraço pouco acidentado na margem esquerda, justamente onde a cidade teve início, e hoje já o está a circular urbanamente por inteiro, embora sua maior extensão como cidade seja mesmo a margem esquerda do rio.










A Igreja do Morro (Santa Luzia, 1902) está construída com a fachada virada para o Leste, o que facilita a identificação das quatro zonas que compõem a cidade.




Caruaru possui uma altitude média de 554m acima do nível do mar. Suas principais serras são: a dos Cavalos (Murici), a das Torres (Gonçalves Ferreira), a Grande (Maniçoba), a Vermelha (Terra Vermelha), de Malhada de Pedra (Malhada), a do Jacaré (Jacaré) e a de Pelada (Lagoa do Paulista) com altitudes médias de 600 a 950m.


CLIMA:

O clima de Caruaru é tropical do tipo semiárido. O município abrange duas áreas distintas: a dos brejos ao sul, delimitada pelas serras que formam o próprio divisor de águas do Ipojuca com o Una, com um revestimento vegetal mais exuberante, onde as chuvas são mais frequentes e a de domínio da caatinga xerófila ao norte, mais seca.




HIDROGRAFIA:


O município está inserido nos domínios das bacias hidrográficas dos rios Capibaribe (tupi-guarani caapiuar-y-be, rio das capivaras), ao norte e do Rio Ipojuca (tupi-guarani yapó yuquê, rio das águas sujas ou escuras), no centro-sul.
São afluentes do Capibaribe que cortam Caruaru os riachos Tabocas, Fazenda Velha, Doce, da Onça e das Almas.

O rio Ipojuca tem a sua nascente no município de Arcoverde, na Serra do Pau D'Arco, tem aproximadamente 323 km de extensão até a foz no oceano atlântico, corre em direção oeste-leste até a cidade de Chã Grande, onde dá uma guinada para sudeste mantendo-se nessa direção até desaguar no Atlântico, na cidade de Ipojuca. Sua bacia limita-se ao norte com a do rio Capibaribe e ao sul com as do Una e Sirinhaém.

O rio Ipojuca banha diversas sedes municipais, destacando-se: Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Bezerros, Gravatá, Chã Grande, Escada e Ipojuca.

São afluentes do Ipojuca que cortam Caruaru os riachos Barra de Taquara, Cipó, Vasco, Pau Santo, Mocós, Salgado, Várzea do Cedro e Jacaré.
Carapotós, sede do 2º Distrito, a 24Km do centro, possui uma estância hidromineral. Existem algumas fontes de água mineral, principalmente na parte sul do município, entre elas: Pedra do Tambor, Serra dos Cavalos









Nenhum comentário:

Postar um comentário