sexta-feira, 30 de abril de 2010











GESTÃO MOISÉS / ANA CLARA:

Os professores Moisés e Ana Clara assumiram o colégio em janeiro de 2009 e deram início às orientações do Prefeito José Queiroz, do Secretário de Educação Prof. Paulo Muniz e do Secretário Executivo Prof. Maurismar Chaves para a melhoria da Educação na cidade, com uma profunda reestruturação administrativa e pedagógica e colocando como alma da gestão a formação humana e a cultura como mote para uma educação integral.
O quadro de funcionários foi enxuto, passando de 147 para 124; estabeleceu-se um clima de confiança e harmonia; a disciplina, a limpeza e o controle de entrada e saída na escola foram intensificados visivelmente, principalmente com a criação da carteira de identificação do aluno e o fornecimento, pela Prefeitura de Caruaru, em cumprimento a uma promessa de campanha do Prefeito José Queiroz, da farda completa, ou seja, calça/short, camisas e sapatos para todos os alunos da rede municipal de ensino; foi escolhida uma equipe de supervisores que está fazendo um trabalho brilhante no acompanhamento pedagógico.
Todos os professores, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais juntos com a gestão e supervisão da escola participaram, nos dias 26 e 27 de fevereiro da elaboração democrática do PDE escola 2009 sob a orientação do Gestor Prof. Moisés Bonifácio.
Também no começo de 2009, a Biblioteca foi incluída no Projeto Escola Leitora, da ONG Bagulhadores do Mió e está a passar por uma modernização que trará o aluno para mais próximo da Leitura.
Uma sala específica para o trabalho da Supervisão da escola, independente da sala dos professores foi construída, o que facilitou o atendimento e fornecimento de material pedagógico, que foi fartamente distribuído, bem como o acompanhamento dos projetos dos docentes da escola, por parte dos supervisores. Os professores passaram a ter um acompanhamento mais humano e suas necessidades pedagógicas prontamente atendidas (não faltou material de trabalho: lápis de quadro, apagadores, papel ofício, cadernos, lápis, canetas, todo tipo de papelaria, isopor, tesouras, cola, esquadros etc), bem como o apoio na disciplina que melhorou sensivelmente com a presença nas salas de aula e conversas constantes dos diretores com os alunos.
Vale ressaltar que a Gestão Moisés/Ana Clara não mediu esforços para apoiar o corpo docente da escola em todas as suas necessidades, reivindicações e expectativas: feiras, exposições, passeios, aulas-passeio, visitas técnicas, atividades culturais etc.; tendo alcançado um mútuo grau de confiança de destaque na história do Álvaro Lins, e isto também se estende ao relacionamento da direção com os demais servidores do corpo funcional e com os alunos, pais e responsáveis.
Pela primeira vez na história do Álvaro Lins a direção realizou visitas às casas dos alunos que precisavam de um acompanhamento mais engajado.
Tal entrosamento foi possível devido à adoção de uma conduta ímpar dos Professores Moisés Bonifácio e Ana Clara Pereira: presença constante; cumprimento de agendas diárias com sua elaboração, priorização de compromissos, atualização e conciliação de urgências, delegações daquilo que não se podia executar pessoalmente; cumprimento do calendário escolar; controle de frequência e providências imediatas relativas a faltas de alunos, professores e demais servidores; Zelo das áreas de uso comum e eficaz combate ao vandalismo; estímulo ao cumprimento do programa de trabalho dos professores; acompanhamento das rotinas de limpeza, segurança e merenda; manutenção de um clima sempre cordial, respeitoso e disciplinado; atendimento administrativo e ao público em geral.
Foi criada a Sala de Recursos Multifuncionais Professor Altair Porto, com equipamentos de última geração, objetivando assegurar às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação o efetivo direito ao acesso à educação com a oferta de um atendimento educacional especializado, dando condições para a plena participação e aprendizagem de todos os alunos que nos procuram.
Foi introduzido o Ponto Diário com um leitor biométrico que identifica a impressão digital do usuário e que opera dentro de um sistema centralizado, gerenciado por um programa específico controlado pela direção ou secretária da escola, sendo o pioneiro da rede municipal a abandonar o velho sistema de livro de ponto e entrar na era digital.
Já com relação a frequência e pontualidade dos alunos, bem como segurança no acesso à escola, foi criada uma carteira de identificação específica, cobrada todas as vezes que o aluno entra nas dependências do colégio, o que inibiu consideravelmente o fluxo de estranhos à comunidade escolar.
Nos esportes, a contratação do Prof. Obedan da Silva Félix trouxe mais destaque para o basquete da escola, tendo sido campeã dos jogos escolares de Pernambuco e Municipais de Caruaru, num curto espaço de tempo. A professora Jacqueline Maranhão intensificou seus treinamentos de Natação e trouxe vários troféus e medalhas para o colégio.
O professor Elinaldo Rodrigues passou a treinar o tênis de mesa e xadrez, foram adquiridos equipamentos para o tênis de mesa, duas mesas de tênis e um relógio profissional para disputas de xadrez.
A efetiva participação da comunidade escolar no cotidiano da escola é ponto primordial na gestão Moisés / Ana Clara. O Conselho Escolar foi reativado, foi criado um Conselho de Representantes de Turmas e o PDE elaborado com todos os setores envolvidos. Tudo isto aliado à presença constante dos diretores na escola (nos três turnos de funcionamento) e total abertura da direção para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário