sexta-feira, 30 de abril de 2010


Seu prédio foi construído na gestão do Prefeito João Lyra Filho¹, pela Fundação Educacional de Caruaru em terreno doado pelo Sr. José de Oliveira, ou Zuza Joaquim... (in memoriam), pessoa de destaque na sociedade caruaruense da época; com verbas conseguidas por Plínio Salgado, político de renome nacional. Em homenagem à sua genitora Profª Lia Salgado, passou a ser denominado de Ginásio Municipal Lia Salgado.

Em 1963, com a implantação do curso científico, passou de Ginásio para Colégio Municipal, até 1977, mantendo, além do científico, o ginasial e o curso técnico de contabilidade, pela Lei Nº 4024/71.
Dado o falecimento do escritor caruaruense Álvaro Lins, em 1970, em sua homenagem, o colégio mudou mais uma vez de nome e passou a chamar-se COLÉGIO MUNICIPAL ÁLVARO LINS, em homenagem ao Professor, Jornalista, Crítico Literário, Ensaísta e Diplomata Álvaro de Barros Lins, um dos mais significantes vultos da cultura caruaruense (ver histórico pág....), nome que sustenta até os nossos dias.
Após a Lei Federal nº 5.692/71 foi implantada no colégio a reforma de ensino e o seu Regimento Escolar, em 1977, no governo do Bel. Drayton Nejaim, quando foi elaborado seu 1º Regimento Escolar sob a administração da Profª Eliete Florêncio da Silva, a partir de 1978, até 1982 foram implantados os cursos de Administração, Contabilidade e Magistério.
Nomes importantes da educação em Caruaru e profissionais de destaque em nossa sociedade trabalharam e estudaram no Colégio Municipal Álvaro Lins.
Deixou de oferecer o 2º Grau (Ensino Médio) no ano de 2001, quando a responsabilidade da educação infantil e fundamental passaram a ser competência dos municípios e o Estado assumiu o Ensino Médio. Nesse ano, gestão da Profª Leila Gorayeb, deu-se a informatização da Secretaria do colégio com programa acadêmico e foram oferecidos o Ensino Fundamental I e II. O Álvaro Lins ganhou grande destaque pela eficiência, bom atendimento, organização e qualidade de ensino alcançados nesse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário