sexta-feira, 30 de abril de 2010

O COLÉGIO MUNICIPAL ÁLVARO LINS E A BAMUCA:


















































O COLÉGIO MUNICIPAL ÁLVARO LINS E A BAMUCA:
A Bamuca (Banda Municipal de Caruaru), fundada em maio de 1966 participou pela primeira vez de um desfile cívico no dia 07 de Setembro de 1966, sob o comando de seu fundador Prof. João Guedes e de seu primeiro Instrutor Prof. Ivanildo José da Silva.
Ao longo desses anos foram instrutores da BAMUCA: Ivanildo José da Silva, Maurílio Ferreira, José Adilson de Souza (que comandou a Banda durante muitos anos até seu falecimento em 19/12/2005), Fernando Ribeiro, Roberval Souza, entre outros.
A banda já chegou a contar com mais de 60 componentes.No ano de 2002 a Bamuca teve um dos seus momentos mais gloriosos que foi a gravação do seu 1° DVD em uma belíssima apresentação na cidade de Juazeiro do Norte - CE .
Para comemorar os 39 anos de fundação da Bamuca, em Maio de 2005, foi realizada a gravação do seu 2° DVD na quadra do Colégio Municipal Álvaro Lins , onde funcionou a sede da Banda até o ano de 2009.
Atualmente a Bamuca já não é mais responsabilidade do CMAL sendo mantida pela Prefeitura Municipal de Caruaru, através da Secretaria de Educação, Esportes, Ciência, Juventude e Tecnologia.





O COLÉGIO MUNICIPAL E A BANLINS:


Devido à tradição com bandas marciais e à necessidade de trabalhar a música e sentimentos cívicos e de respeito à nova visão de cidadania dentro do Colégio Municipal Álvaro Lins, a atual diretoria, junto com a supervisão e com o apoio do corpo docente, resolveu reimplantar uma Banda Marcial na escola.



Para tanto providenciou-se o levantamento do patrimônio existente que fora devidamente repassado pela gestão anterior, a separação, dentro do acervo de instrumentos, daqueles pertencentes à Secretaria de Educação e daqueles pertencentes ao Colégio e a aquisição de novos instrumentos.







Os instrumentos considerados inaptos foram doados para a criação de uma nova banda na Escola Prof. Kermógenes.


Contratou-se novo instrutor, o Prof. Rogério, mais conhecido como Budião que, selecionou exclusivamente alunos do colégio para as aulas de música e ensaios da banda, que deveriam apresentar boas notas e assiduidade escolar. Estas foram exigências dos professores Moisés e Ana Clara, diretores do colégio, para o apoio total à nova Banda.

Procedeu-se uma votação em todo o colégio para o nome da banda, tendo sido escolhido, nada mais justo, que o nome BANLINS, ou seja, banda do colégio Álvaro Lins.



A Banlins imediatamente ficou conhecida na cidade e já chegou a fazer algumas apresentações de destaque, tais como:

18 DE MAIO - Despertar. Aniversário de Caruaru.


19 DE MAIO - Desfile Cívico na Cidade de Lajedo. Aniversário.

A Vice-Diretora Ana Clara, sempre que possível, acompanha a BANLINS em suas viagens para apresentações.















7 DE SETEMBRO - Desfile Cívico em Caruaru, festa da independência do Brasil.

O Diretor Moisés, sempre que possível, acompanha os ensaios da banda aos sábados e domingos.



Muito se tem por fazer, mas em tempo pouco tempo, muito já foi feito! Contamos com a colaboração dos pais, responsáveis, alunos e professores para darmos mais brilho à nossa banda.


















3 comentários:

  1. Colégio Municipal Ávaro Lins, sim, mas "BAMUCA" jamais...
    Pois a "BAMUCA" ACABOUUUUUUUUUUUUU... E nenhuma outra Banda d'aqui é e nem será capaz d ser dita ou Chamada: "BAMUCA"...
    Tirem isto da cabeça...
    Pois se já foi esse previlégio d alguém poder participar e ter a "BAMUCA' como simbolo... E desde a data de 19/12/2005 q a mesma ACABOUUUUUUU... Infelismente p/ Caruaru, sua população, p/ Cidades e adimiradores circunvinhos e p/ seus Eternos "BAMUQUEIROS" de raça, sangue e coração...

    ResponderExcluir
  2. eu sou fãn da bamuca mas eu quero foto da bamuca como faz?

    ResponderExcluir